Subscribe to our RSS Feeds

Os Melhores preços só aqui no Buscape & Bondfaro

Anúncio provido pelo BuscaPé

Placa-mãe ASUS P5E3 Deluxe/WiFi-AP@n

Introdução


A ASUS P5E3 Deluxe/WiFi-AP@n é uma das placas-mãe mais topo de linha para a plataforma soquete 775 da ASUS. Baseada no mais novo chipset da Intel, o X38, esta placa-mãe tem uma série de recursos extras tais como access point Wi-Fi (que permite a você compartilhar sua conexão com a Internet se fio sem a necessidade de um roteador de banda larga sem fio) do padrão IEEE 802.11n (300 Mbps e compatibilidade retroativa com os padrões 802.11 b/g, ou seja, 54 Mbps), controle remoto, uma versão embutida do Linux com navegador Internet e Skype, permitindo a você acessar a Internet sem a necessidade da carregar o sistema operacional ou mesmo ter um disco rígido instalado (esse recurso é conhecido como “Express Gate”), um chip responsável por economizar energia (esse recurso é conhecido como “EPU” ou “Energy Processing Unit”), uma memória flash on-board para para ser usada com a tecnologia do ReadyBoost do Windows Vista, dissipadores de calor passivos, todos os capacitores são de sólidos alumínio, uma variedade de opções para overclock e muito mais. Nós mostraremos a você as principais características desta placa-mãe. Confira.


clique para ampliar
Figura 1: ASUS P5E3 Deluxe/WiFi-AP@n.


O Intel X38 é um chipset topo de linha que engloba todas as funcionalidades do P35 (um chipset intermediário) e mais alguns novos recursos. A principal característica do X38 se comparada ao P35 é o suporte ao novo barramento PCI Express 2.0, que dobra a taxa de transferência teórica da placa de expansão conectada a ele, desde que ela também seja PCI Express 2.0 (no momento a única placa de vídeo PCI Express 2.0 disponível é a GeForce 8800 GT). Placas PCI Express 1.0 funcionam bem nos novos slots 2.0, mas são limitadas a sua taxa de transferência máxima nativa (2,5 GB/s para placas x16 e 250 MB/s para placas x1). O Intel X38 oferece duas conexões PCI Express 2.0 x16 (cada uma suportando a taxa de transferência máxima teórica de 5 GB/s) suportando o modo CrossFire. A ASUS P5E3 Deluxe/WiFi-AP@n tem três slots PCI Express x16, dois deles são 2.0 rodando a x16 (slots azuis) suportando CrossFire e um 1.0 rodando a x4 (slot preto). Esta placa-mã também tem dois slots PCI Express 1.0 x1 e dois slots PCI padrão controlados pelo chip ponte sul.

A segunda principal diferença entre os chipsets X38 e P35 é o controlador de memória. O X38 suporta memórias DDR3 até 1333 MHz, enquanto o P35 suporta memórias DDR3 apenas até 1.066 MHz. O suporte para memórias DDR2 no X38 vai oficialmente até 800 MHz, assim como acontece no P35 e no P965, mas da mesma forma que acontece com esses dois chipsets, o X38 extraoficialmente suporta memórias DDR2 até 1.066 MHz. Lembre-se que apesar de o X38 suportar tanto memórias DDR2 quanto DDR3 fica a critério do fabricante da placa-mãe decidir qual tecnologia e a quantidade de soquetes de memória um determinado modelo terá. No caso da ASUS P5E3 Deluxe/WiFi-AP@n apesar de o chipset suportar memórias DDR2 a placa-mãe tem apenas soquetes para memórias DDR3. A ASUS P5E3 Deluxe/WiFi-AP@n tem quatro soquetes de memória DDR3, permitindo a você instalar até 8 GB de memória DDR3 até 1.800 MHz (como você pode imaginar, como o chipset oficialmente oferece suporte para memórias DDR3 apenas até 1.333 MHz, a 1.800 MHz o chispet estará em overclock). Nós achamos que ter apenas soquetes DDR3 é a principal desvantagem desta placa-mãe, já que as memórias DDR3 não são muito populares ainda e o ganho de desempenho oferecido pelas memórias DDR3 em relação às memórias DDR2 é questionável.

Nesta placa-mãe os soquetes DDR3 1 e 3 são laranjas e o soquetes 2 e 4 são pretos. Para habilitar o modo de dois canais, que dobra a taxa de transferência máxima teoria da memória, você precisa instalar dois módulos em soquetes de mesma cor (ou quatro módulos, que usarão todos os soquetes disponíveis). A propósito, o X38 suporta a tecnologia de Acesso Rápido à Memória (ou Fast Memory Access Technology), que permite o funcionamento do modo de dois canais mesmo que os módulos tenham capacidades diferentes. Portanto se você instalar um módulo de 1 GB junto com outro de 512 MB eles funcionarão no modo de dois canais. Em chipsets sem este recurso o modo de dois canais é automaticamente desabilitado caso você tenha dois módulos com capacidades diferentes. Isto ajuda em futuros upgrades.

Assim como o P35 o novo chipset X38 suporta oficialmente processadores trabalhando externamente a até 1.333 MHz (333 MHz x 4), no entanto extraoficialmente o X38 suporta o futuro barramento externo (FSB) de 1.600 MHz (400 MHz x 4).

O Intel X38 usa a família de chips ponte sul ICH9, assim como o chipset P35, o que significa que as especificações de entrada/saída do X38 são exatamente as mesmas do chipset Intel P35. A ASUS P5E3 Deluxe/WiFi-AP@n é baseado na ponte sul ICH9R, que traz seis portas SATA-300 com RAID 0, 1, 5 e 10, e 12 portas USB 2.0.

Adicionalmente a ASUS P5E3 Deluxe/WiFi-AP@n tem um chip JMicron JMB363, suportando duas portas eSATA-300 localizadas no painel traseiro da placa-mãe (suportando RAID 0, 1 e JBOD) e uma porta ATA-133.
O áudio desta placa-mãe é 7.1, produzido pelo chip ponte sul em conjunto com um codec Analog Devices AD1988B, que oferece uma relação sinal/ruído de 92 dB para suas entradas e uma relação sinal/ruído de 101 dB para suas saídas, e uma taxa máxima de amostragem de 192 KHz tanto para suas entradas quanto saídas.

Esta placa tem uma saída SPDIF coaxial e óptica soldadas diretamente na placa-mãe, o que é excelente, já que você pode facilmente conectar a placa-mãe ao seu receiver de home theater.

Apesar de o chipset X38 oferecer 12 portas USB 2.0, esta placa-mãe tem apenas 10 portas disponíveis, já que duas delas são usadas pela memória flash de 32 MB. Esta memória flash on-board, chamada ASAP (“Asus Accelerated Propeller”) pela ASUS, foi inicialmente usada nas placas-mãe da série “Vista Edition” da ASUS e é usada para aumentar o desempenho do micro através da tecnologia ReadyBoost do Windows Vista. O engraçado é que este recurso não está listado no site da ASUS ou no manual do produto, apesar de estar claramente disponível, como você pode ver na Figura 2.


clique para ampliar
Figura 2: Memória flash para a tecnologia ReadyBoost do Windows Vista, entre os slots azul e branco.


Esta placa-mãe tem seis portas USB 2.0 soldadas no painel traseiro e ela vem com um adaptador contendo duas portas USB e portanto duas delas são ficam livres para serem usadas no paniel frontal do seu gabinete.

A ASUS P5E3 Deluxe/WiFi-AP@n tem ainda duas portas Firewire controladas por um chip Agere L-FW3227. Uma das portas está localizada no painel traseiro da placa-mãe e a outra está disponível através de um adaptador que vem com a placa.

Na Figura 3 você pode ver o painel traseiro da placa-mãe: conector para teclado PS/2, seis portas USB 2.0, saídas de áudio digital (SPDIF) coaxial e óptica, duas portas Gigabit Ethernet, uma porta Firewire, duas portas eSATA, conjunto completo de conectores de áudio 7.1 e dois conectores antena para o Access point WiFi on-board (mais sobre esse assunto na próxima página).


clique para ampliar
Figura 3: Painel traseiro da placa-mãe.


Como você pode ver, esta placa-mãe não tem um conector para mouse PS/2, portanto você tem que usar um mouse USB com esta placa-mãe. Esta placa-mãe também não tem uma porta paralela e uma porta serial está disponível através de um adaptador que não vem com o produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncio provido pelo BuscaPé