Subscribe to our RSS Feeds

Os Melhores preços só aqui no Buscape & Bondfaro

Anúncio provido pelo BuscaPé

UTMA PCExpanion L100

Introdução


Nos anos 60 e 70 as redes de computadores eram formadas por servidores potentes ou até mesmo mainframes que eram responsáveis por todo o processamento e armazenamento de dados. O acesso aos dados era feito através de terminais sem poder de processamento que, ligados ao servidor, apenas mostravam imagens na tela e enviavam os comandos digitados pelo usuário e por isso eram chamados de terminais burros.

No final dos anos 70 com o surgimento do microprocessador e com sua popularização nos anos 80 surgiram os computadores pessoais, que rapidamente tomaram o lugar dos terminais burros e hoje em dia temos redes com computadores que possuem poder de processamento próprio e não dependem mais do servidor para funcionar.

Mas uma rede de PCs não trás só vantagens: empresas que têm vários micros começaram a ter problemas de alto consumo de energia elétrica, alto custo de manutenção, licenciamento de software, vírus, roubo de componentes, etc.

Para resolver isso foram criados os “thin clients”, que são terminais com poder de processamento reduzido e que não possuem disco rígido, mas continuam possuindo sistema operacional próprio, geralmente acessando servidores Windows Terminal Server, que processam tudo. Ou seja, em cada “thin client” você tem a visão da área de trabalho do Windows com todos os seus programas, mas quem processa tudo é o servidor. Essa solução resolveu os principais problemas de uma grande rede tais como consumo de energia, custo de manutenção, etc, já que apenas um micro – o servidor – possui disco rígido, diminuindo muito o trabalho de administração da rede.

Os “thin clients” pareciam ser a solução perfeita para a redução dos custos de uma grande rede, mas o alto custo do software do servidor acabou fazendo com que essa solução só se tornasse viável em grandes empresas.

Foi aí que surgiu o conceito de UTMA (Ultra Thin Multi-Access) criado pela empresa Ncomputing , proprietária do protocolo WoIP (Windows over IP), que permite que qualquer micro (Windows 2000, XP Home, XP Professional, Windows 2003 Server e futuramente Linux) possa ser o servidor de até 10 terminais Windows de baixo custo através de uma rede TCP/IP comum.

Com isso o maior empecilho para que os “thin clients” se popularizassem em pequenas empresas ou mesmo em residências – o custo – acabou, já que o custo do software diminuiu bastante.
PCExpanion L100

Recebemos da ORY, que está comercializando esse equipamento no Brasil, o terminal UTMA PCExpanion L100 para testes.

O PCExpanion L100 faz parte da primeira geração dos UTMA e a sigla L100 indica os modelos que funcionam em rede Fast Ethernet (100 Mbps). Existem também os modelos U200 com conexão USB 2.0 e estão previstos modelos com comunicação serial e USB 1.1.

O L100 também pode ser ligado a redes sem fio, bastando para isto somente uma ponte Wi-Fi e um ponto de acesso Wi-Fi.


clique para ampliar
Figura 1: UTMA PCExpanion L100


Como vocês podem ver na Figura 1, o L100 é menor que um receptor de TV a cabo e possui somente o botão de liga/desliga e três luzes (Power, LAN e Ready).

Na parte traseira temos os conectores para a ligação do monitor, teclado, mouse, fonte de alimentação, caixas acústicas e rede.


clique para ampliar
Figura 2: Conexões do L100.


O hardware do L100 é bem simples (ver Figura 3). Ele é baseado na arquitetura SoC (System on Chip) que é um chip que reúne todas as funções como interface de som, vídeo e rede. O SoC possui 8MB de memória principal e 512 KB de memória flash. Seu consumo de energia é extremamente baixo em comparação a um micro comum.


Figura 3: Placa similar à usada no L100.


Você pode ver vários modelos de placas para sistemas UTMA. Existe inclusive placas que podem ser embutidas em monitores de computador ou até mesmo em aparelhos de TV, podendo transformar um televisor comum em um terminal Windows.

Acompanha o PCExpanion fonte de alimentação bi-volt, suportes para fixação embaixo da mesa, cabo de rede crossover de 5 metros, manual e CD de instalação.


clique para ampliar
Figura 4: Acessórios que acompanham o PCExpanion L100.
Configuração


Para que o L100 funcione é necessário um micro com processador de pelos menos 1 GHz, 256 MB de memória, disco rígido de 7200 rpm e uma placa de rede de 100 Mbps. No caso de ligar mais de um PCExpancion é necessário o uso de um switch de 100 Mbps. A configuração acima é suficiente para a conexão de até um único terminal.

Para a ligação de mais terminais veja a tabela abaixo:

Número de terminais
1
2-3
4-7
8-10
Processador
1.0 GHz
2.4 GHz
3.0 GHz
3.2 GHz
Memória
256MB
512MB
1024MB
2048MB

Nas configurações acima de um terminal é bom que o processador tenha tecnologia Hyper Threading ou núcleo duplo.

O sistema operacional do micro servidor pode ser o Windows 2000 Pro, Windows XP Home ou Professional. Estão previstas futuramente versões para Windows 2003 Server e Linux.

A configuração é bem simples: basta colocar o CD no servidor e executar o software de instalação, que não faz muitas perguntas. Após a reinicialização o micro já está pronto para a conexão do PCExpanion L100. É necessário que o micro seja capaz de fornecer endereços IP para a rede (servidor DHCP) ou que tenha um IP fixo configurado na placa ligada ao L100.

Do lado do L100 é necessário conectar monitor, teclado, mouse, caixas de som e cabo de rede. Ao ligar a tela apresentada é a que você vê na Figura 5.


clique para ampliar
Figura 5: Tela inicial ao ligar o L100.


É necessário configurar no L100 o endereço IP ou especificar para ele buscar um endereço caso ela seja conectado a um micro ou roteador com servidor DHCP.


clique para ampliar
Figura 6: Configurações de rede do L100.


Também e possível configurar a resolução de tela, indicar se o terminal irá abrir já na área de trabalho ou irá executar somente um programa específico.


clique para ampliar
Figura 7: Configurações de resolução de tela e nome de usuário.


Após isso é só clicar no botão "connect" e pronto, você irá logar no Windows e terá à sua disposição todos os programas que estão instalados no servidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncio provido pelo BuscaPé