Subscribe to our RSS Feeds

Os Melhores preços só aqui no Buscape & Bondfaro

Anúncio provido pelo BuscaPé

Placa-Mãe PCChips M871G

Introdução


Atualmente estamos vendo os processadores Sempron soquete 754 invadindo o mercado, com preços até mesmo inferiores aos Sempron soquete A com mesmo “PR”. Essa estratégia de preços baixos para essa plataforma leva-nos a crer que o soquete A está com os dias contados, e que dentro em breve a grande maioria dos micros básicos usará o processador Celeron D (plataforma Intel) ou Sempron soquete 754 (plataforma AMD) – leia nosso tutorial para saber quais são as diferenças entre estes dois processadores.

Isso é uma excelente notícia para o consumidor, pois as características técnicas desta plataforma permitem que os micros tenham um excelente desempenho e bom gerenciamento térmico. Essas características, aliadas a um preço baixo, tornam essa plataforma muito atrativa ao consumidor interessado em um micro com boa relação custo/benefício.

Se acreditarmos que essa tendência de mercado vai se manter, é de se supor que haverá uma placa-mãe da PCChips “com tudo on-board” para esta plataforma baseada em algum chipset SiS que será praticamente “onipresente”, como já aconteceu com a famosa M810 e outras sucessoras como a M810D, a M825G e a M863G. Em nossa opinião essa placa provavelmente será a M871G.


Figura 1: PCChips M871G


A M871G é uma placa-mãe soquete 754 de baixo custo, com vídeo on-board baseada no chipset SiS 760GX e formato micro-ATX, sendo claramente voltada ao processador Sempron, embora também suporte os processadores Athlon 64 soquete 754. Mas a própria AMD já parece ter uma tendência a manter o soquete 754 exclusivo para a linha Sempron, enquanto mantém a linha Athlon 64 no soquete 939.

Justamente por causa do baixo custo é que a M871G tende a tornar-se uma placa conhecidíssima das pessoas que trabalham com montagem e manutenção de micros.


Figura 2: Visão geral da M871G.


Apesar de esta placa ter vídeo on-board, ela possui um slot AGP8X, permitindo que você instale uma placa de vídeo “de verdade” nela, passando a ter um bom desempenho em jogos 3D. Nesse caso, ela pode ser usada para a montagem de uma boa máquina para jogos, pois a plataforma soquete 754 destaca-se justamente pelo bom desempenho nesse tipo de aplicação.

A ponte norte SiS 760GX é resfriada por um dissipador de calor passivo, na cor dourada.


Figura 3: O dissipador de calor passivo do chipset SiS760GX.


A placa tem duas portas SATA-150, como é padrão nas placas básicas atuais. Aparentemente essas portas não permitem a construção de arranjos RAID. Existem também duas portas ATA-133, permitindo quatro dispositivos IDE. Assim, é possível montar um computador com, por exemplo, duas unidades ópticas e quatro discos rígidos.

Na Figura 4 você pode ver que as conexões do painel frontal são coloridas, inclusive com a marcação dos pólos positivos dos LEDs “power” e “HDD”.



Figura 4: A ponte sul SiS964, portas SATA e conectores do painel frontal do gabinete.

Um comentário:

Anúncio provido pelo BuscaPé