Subscribe to our RSS Feeds

Os Melhores preços só aqui no Buscape & Bondfaro

Anúncio provido pelo BuscaPé

O futuro da informática no Brasil

Para podermos visualizar o futuro da Informática no Brasil, devemos, primeiramente, avaliar o presente e analisar os acontecimentos que levaram a tecnologia no país chegar ao estágio em que se encontra.

O Brasil, devido a problemas políticos e econômicos, sempre esteve em desvantagem em relação aos principais países do mundo (EUA, França, Japão…). Muitos projetos importantes foram desenvolvidos por pesquisadores brasileiros, mas a pouca divulgação e a alta concorrência das empresas internacionais impediram uma grande comercialização desses sistemas.

Com o objetivo de incentivar a indústria nacional, o Governo Militar impôs uma medida drástica: a Reserva de Mercado. Essa ação radical inibia a importação de máquinas, o que impulsionava a indústria nacional ao desenvolvimento. A indústria nacional necessitava de um incentivo, mas o exagero imposto pela Reserva de Mercado levou a sua extinção. O Brasil, então, voltou a importar a tecnologia do exterior.

A abertura do mercado levou as grandes empresas multinacionais, com produção globalizada, a se estabelecerem no país. Os custos mais baixos oferecidos por essas empresas para os fabricantes de microcomputadores preocupa as pequenas empresas nacionais que montam placas e equipamentos para terceiros. Com poucas chances na competição pelo mercado, seu futuro não é muito promissor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncio provido pelo BuscaPé