A ASUS P5E3 Deluxe/WiFi-AP@n é uma das placas-mãe mais topo de linha para a plataforma soquete 775 da ASUS. Baseada no mais novo chipset da Intel, o X38, esta placa-mãe tem uma série de recursos extras tais como access point Wi-Fi (que permite a você compartilhar sua conexão com a Internet se fio sem a necessidade de um roteador de banda larga sem fio) do padrão IEEE 802.11n (300 Mbps e compatibilidade retroativa com os padrões 802.11 b/g, ou seja, 54 Mbps), controle remoto, uma versão embutida do Linux com navegador Internet e Skype, permitindo a você acessar a Internet sem a necessidade da carregar o sistema operacional ou mesmo ter um disco rígido instalado (esse recurso é conhecido como “Express Gate”), um chip responsável por economizar energia (esse recurso é conhecido como “EPU” ou “Energy Processing Unit”), uma memória flash on-board para para ser usada com a tecnologia do ReadyBoost do Windows Vista, dissipadores de calor passivos, todos os capacitores são de sólidos alumínio, uma variedade de opções para overclock e muito mais. Nós mostraremos a você as principais características desta placa-mãe. Confira.
Figura 1: ASUS P5E3 Deluxe/WiFi-AP@n.
O Intel X38 é um chipset topo de linha que engloba todas as funcionalidades do P35 (um chipset intermediário) e mais alguns novos recursos. A principal característica do X38 se comparada ao P35 é o suporte ao novo barramento PCI Express 2.0, que dobra a taxa de transferência teórica da placa de expansão conectada a ele, desde que ela também seja PCI Express 2.0 (no momento a única placa de vídeo PCI Express 2.0 disponível é a GeForce 8800 GT). Placas PCI Express 1.0 funcionam bem nos novos slots 2.0, mas são limitadas a sua taxa de transferência máxima nativa (2,5 GB/s para placas x16 e 250 MB/s para placas x1). O Intel X38 oferece duas conexões PCI Express 2.0 x16 (cada uma suportando a taxa de transferência máxima teórica de 5 GB/s) suportando o modo CrossFire. A ASUS P5E3 Deluxe/WiFi-AP@n tem três slots PCI Express x16, dois deles são 2.0 rodando a x16 (slots azuis) suportando CrossFire e um 1.0 rodando a x4 (slot preto). Esta placa-mã também tem dois slots PCI Express 1.0 x1 e dois slots PCI padrão controlados pelo chip ponte sul.
A segunda principal diferença entre os chipsets X38 e P35 é o controlador de memória. O X38 suporta memórias DDR3 até 1333 MHz, enquanto o P35 suporta memórias DDR3 apenas até 1.066 MHz. O suporte para memórias DDR2 no X38 vai oficialmente até 800 MHz, assim como acontece no P35 e no P965, mas da mesma forma que acontece com esses dois chipsets, o X38 extraoficialmente suporta memórias DDR2 até 1.066 MHz. Lembre-se que apesar de o X38 suportar tanto memórias DDR2 quanto DDR3 fica a critério do fabricante da placa-mãe decidir qual tecnologia e a quantidade de soquetes de memória um determinado modelo terá. No caso da ASUS P5E3 Deluxe/WiFi-AP@n apesar de o chipset suportar memórias DDR2 a placa-mãe tem apenas soquetes para memórias DDR3. A ASUS P5E3 Deluxe/WiFi-AP@n tem quatro soquetes de memória DDR3, permitindo a você instalar até 8 GB de memória DDR3 até 1.800 MHz (como você pode imaginar, como o chipset oficialmente oferece suporte para memórias DDR3 apenas até 1.333 MHz, a 1.800 MHz o chispet estará em overclock). Nós achamos que ter apenas soquetes DDR3 é a principal desvantagem desta placa-mãe, já que as memórias DDR3 não são muito populares ainda e o ganho de desempenho oferecido pelas memórias DDR3 em relação às memórias DDR2 é questionável.
Nesta placa-mãe os soquetes DDR3 1 e 3 são laranjas e o soquetes 2 e 4 são pretos. Para habilitar o modo de dois canais, que dobra a taxa de transferência máxima teoria da memória, você precisa instalar dois módulos em soquetes de mesma cor (ou quatro módulos, que usarão todos os soquetes disponíveis). A propósito, o X38 suporta a tecnologia de Acesso Rápido à Memória (ou Fast Memory Access Technology), que permite o funcionamento do modo de dois canais mesmo que os módulos tenham capacidades diferentes. Portanto se você instalar um módulo de 1 GB junto com outro de 512 MB eles funcionarão no modo de dois canais. Em chipsets sem este recurso o modo de dois canais é automaticamente desabilitado caso você tenha dois módulos com capacidades diferentes. Isto ajuda em futuros upgrades.
Assim como o P35 o novo chipset X38 suporta oficialmente processadores trabalhando externamente a até 1.333 MHz (333 MHz x 4), no entanto extraoficialmente o X38 suporta o futuro barramento externo (FSB) de 1.600 MHz (400 MHz x 4).
O Intel X38 usa a família de chips ponte sul ICH9, assim como o chipset P35, o que significa que as especificações de entrada/saída do X38 são exatamente as mesmas do chipset Intel P35. A ASUS P5E3 Deluxe/WiFi-AP@n é baseado na ponte sul ICH9R, que traz seis portas SATA-300 com RAID 0, 1, 5 e 10, e 12 portas USB 2.0.
Adicionalmente a ASUS P5E3 Deluxe/WiFi-AP@n tem um chip JMicron JMB363, suportando duas portas eSATA-300 localizadas no painel traseiro da placa-mãe (suportando RAID 0, 1 e JBOD) e uma porta ATA-133.
O áudio desta placa-mãe é 7.1, produzido pelo chip ponte sul em conjunto com um codec Analog Devices AD1988B, que oferece uma relação sinal/ruído de 92 dB para suas entradas e uma relação sinal/ruído de 101 dB para suas saídas, e uma taxa máxima de amostragem de 192 KHz tanto para suas entradas quanto saídas.
Esta placa tem uma saída SPDIF coaxial e óptica soldadas diretamente na placa-mãe, o que é excelente, já que você pode facilmente conectar a placa-mãe ao seu receiver de home theater.
Apesar de o chipset X38 oferecer 12 portas USB 2.0, esta placa-mãe tem apenas 10 portas disponíveis, já que duas delas são usadas pela memória flash de 32 MB. Esta memória flash on-board, chamada ASAP (“Asus Accelerated Propeller”) pela ASUS, foi inicialmente usada nas placas-mãe da série “Vista Edition” da ASUS e é usada para aumentar o desempenho do micro através da tecnologia ReadyBoost do Windows Vista. O engraçado é que este recurso não está listado no site da ASUS ou no manual do produto, apesar de estar claramente disponível, como você pode ver na Figura 2.
Figura 2: Memória flash para a tecnologia ReadyBoost do Windows Vista, entre os slots azul e branco.
Esta placa-mãe tem seis portas USB 2.0 soldadas no painel traseiro e ela vem com um adaptador contendo duas portas USB e portanto duas delas são ficam livres para serem usadas no paniel frontal do seu gabinete.
A ASUS P5E3 Deluxe/WiFi-AP@n tem ainda duas portas Firewire controladas por um chip Agere L-FW3227. Uma das portas está localizada no painel traseiro da placa-mãe e a outra está disponível através de um adaptador que vem com a placa.
Na Figura 3 você pode ver o painel traseiro da placa-mãe: conector para teclado PS/2, seis portas USB 2.0, saídas de áudio digital (SPDIF) coaxial e óptica, duas portas Gigabit Ethernet, uma porta Firewire, duas portas eSATA, conjunto completo de conectores de áudio 7.1 e dois conectores antena para o Access point WiFi on-board (mais sobre esse assunto na próxima página).
Figura 3: Painel traseiro da placa-mãe.
Como você pode ver, esta placa-mãe não tem um conector para mouse PS/2, portanto você tem que usar um mouse USB com esta placa-mãe. Esta placa-mãe também não tem uma porta paralela e uma porta serial está disponível através de um adaptador que não vem com o produto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário